Ferramentas Digitais pra Turbinar seu English

Não… Esse não sou eu…

Essa frase icônica desse meme, que foi retirada do seriado “Malcolm in the Middle” tem sido cada vez mais usada quando o assunto são as revoluções tecnológicas nas mais diversas áreas da nossa vida.

O futuro é agora!!

E com o inglês e o aprendizado de idiomas em geral, of course, não seria diferente.

Hoje existem ferramentas disponíveis por aí (algumas de graça, outras não…) que podem alavancar nossos esforços e encurtar o caminho do aprendizado de formas muito divertidas e - principalmente - eficazes!

🗣️ Aí teacher, tá fazendo propaganda contra você mesmo?

Negativo!! A verdade é que eu sempre indiquei essas ferramentas como algo COMPLEMENTAR às aulas que sempre tivemos!

A tecnologia deve sempre ser nossa assistente. Essas ferramentas estão no nosso time, e devem sim ser usadas pra melhorar nosso aprendizado.

Vou separar essa nossa lista em três vertentes principais:

  1. Aplicativos e Ferramentas de AULAS e TAREFAS

  2. Aplicativos de INTERCÂMBIO

  3. Aplicativos de MEMORIZAÇÃO (esses são meus favoritos!)

E pra que essa lista de ferramentas faça sentido, preciso que você entenda duas verdades absolutas sobre o aprendizado de idiomas:

Primeira Verdade Absoluta

A ORDEM DE APRENDIZADO IMPORTA

E o que isso quer dizer? Que a ordem com a qual a gente aprende as coisas deve ser otimizada. Várias matérias mais avançadas precisam que você já tenha domínio prévio de matérias anteriores. Aprender as coisas na ordem certa vai te poupar muito tempo e retrabalho!

Segunda Verdade Absoluta

APRENDER UM IDIOMA = HORAS DE VOO

Pela mesma razão que um piloto recém formado não tem a mesma experiência de um “antigão” da companhia aérea, dominar um idioma precisa que você se exponha e tenha contato com essa nova habilidade frequentemente. Apenas uma horinha por semana não vai te levar onde você quer chegar!

Os aplicativos e sites que eu selecionei pra compor essa lista atendem a pelo menos um desses requisitos.

✅ Não vão bagunçar a ordem de aprendizado otimizada que definimos pra você no Conversation Strategies, no Fundamentals, ou no Get Better.

✅ E vão servir pra expandirmos nossas horas de voo, aumentando a exposição que temos ao idioma diária ou semanalmente.

1. Aplicativos de AULAS e TAREFAS

Esses apps vão te oferecer AULAS inteiras, do idioma que você escolher. As aulas costumam ser breves (para gourmetizar, chamam de “bite sized”, ou seja, do tamanho de uma mordida 😅).

São ideais pra quem precisa de mais aulas durante a semana, por exemplo, e consegue separar direito a trilha que está sendo seguida no app da trilha que está sendo seguida nas nossas aulas.

⚠️ É fundamental NÃO MISTURAR as trilhas de aprendizado, hein!!!

A LingoDeer tem diversos idiomas disponíveis (inglês, inclusive) e, entre as diversas plataformas que já vi e testei, essa dá uma atenção maior para as explicações gramaticais do que as demais…

E isso é MUITO BOM!!!

Tentar dominar um idioma sem saber as razões por trás das frases que você tá montando nunca vai te dar a liberdade de furar a bolha da decoreba e parar de depender de frases prontas.

Conhecer e entender a estrutura por trás de um idioma é libertador demais, e muito necessário! Não cai nesse papo de “aprender igual as crianças aprendem” por que…. Bem… Isso fica pra outra newsletter rsrsss…

Se tem uma coisa que eu acho maneiro demais é olhar o nome de alguns negócios e entender a etimologia por trás daquela escolha. Coisa de nerd desocupado.

A “pedra de Roseta” foi a chave para a interpretação dos hieróglifos egípcios e, por ter esse histórico de “chave para o entendimento de um novo idioma” foi escolhida pra ser o nome dessa empresa que ensina idiomas!

🎩 Essa foi de tirar o hat!

Anyways…

A ideia aqui é a mesma… Aulas “bite sized”, diversos áudios contextualizados, entre outras atividades pra aumentar nosso tempo de exposição ao idioma. Entre os diversos idiomas lá presentes, o inglês tá na lista!

1.3 Mondly

O mais maneiro da Mondly é que ela seria a criança metida e chata do recreio que tem toda a proteção e benefícios dos pais ricos superprotetores.

O pai em questão aqui é a Pearson!

Se você nunca ouviu falar, a Pearson hoje tem mais de 22,5 mil colaboradores atuando em 70 países (segundo site da própria empresa!). No Brasil, ela é dona das marcas Wizard, Yázigi, e Skill.

Esse canhão todo faz com que a Mondly sempre tenha “o tênis da moda” pra ir pra escola encher o saco dos outros no recreio… Até aulas com realidade virtual os caras já tem!

Não que isso seja útil de fato pro nosso aprendizado… Isso é “pra inglês ver”… But it’s cool anyways ¯\_(ツ)_/¯

Ah, e a eficácia das franquias (ou a falta delas) é sempre algo pra ser levado em consideração… Aqui estamos usando o mesmo “motor” das franquias…

⚠️ 👇🏻 AGORA PRESTA MUITA ATENÇÃO NESSA PARTE AQUI 👇🏻 ⚠️

Todos esses sites e apps que eu citei acima são feitos pra te tirar do nível A1 (também conhecido como “não sei p0rr@ nenhuma desse idioma) e te colocar no B1 (intermediário).

Ou seja, nenhuma dessas ferramentas tem como objetivo te deixar FLUENTÃO BOLADO!

Se liga nesse trecho que eu tirei do próprio site da LingoDeer (veja aqui)

Na área grifada: Assim que você alcançar o nível intermediário, você precisará de muitas outras ferramentas e recursos para avançar para o nível “upper intermediate” e além. Nenhum APP ou Podcast sozinho será suficiente.

Ora ora, quem diria, hein?!

Como eu disse… Essas são ferramentas pra AUXILIAR a gente… App sozinho não vai fazer milagre!! Mas com certeza tem potencial pra aumentar nossas “horas de voo” para muito além das nossas aulas!

Bem… Sabendo disso e estando com as expectativas controladas… Vamos seguir nossa lista de ferramentas….

2. Aplicativos de Intercâmbio

E calma aí, não tô falando de fazer as malas e ir morar na casa de uma família que você nunca viu na vida por 6 meses… Embora essa seja uma opção muito legal, também!

Esses apps te conectam com pessoas de fora!

2.1 Pra quem já tá num nível mais avançado, eu recomendo o Tandem

Esse app te conecta a uma pessoa nativa do idioma que você quer aprender, se ela também quiser aprender seu idioma nativo, e aí um ajuda o outro. É uma ideia muito massa!!!

Vale lembrar que em sua grande maioria, são pessoas normais que se conectam. Como não são professores do dito idioma, pode ser que se você precise de uma explicação detalhada a pessoa não saiba de oferecer…

Quer ver só?

Se eu te perguntasse a diferença do verbo nas frases “ele sempre vai embora as 2” ou “ele vai ligar pra mim amanhã”, você consegue me responder?

Veja que pro inglês esses dois “vai” são coisas totalmente diferentes, embora sejam iguais em Português! Um é o verbo “go” e outro é o auxiliar “will”!

Por isso eu acho que o Tandem é fantástico pra quem já tá no nível de desenvolver a conversação e o desenrolo. Nessa etapa do aprendizado, as explicações mais minuciosas deixam de ser tão relevantes, e você passa a focar mais em expressões, gírias, fluidez de fala, pronúncia, etc… E esses papos com os nativos no idioma vão ajudar demais com esses pontos!

2.2 Pra quem ainda tá no começo, o Busuu tem de tudo um pouco

Esse app tem as lições completas “bite size” tal como os sites que falamos anteriormente, mas além disso, você pode enviar suas atividades, áudios e frases para que a comunidade do próprio app avalie.

Ou seja, você tá aprendendo inglês e envia um áudio de uma atividade por lá, e então os membros da comunidade que são nativos em inglês te passam o feedback… Seja de correções de pronúncia, escrita, entonação, etc… É uma ferramenta colaborativa muito legal!

De todos os apps, esse é o mais completo em funcionalidades. Tem atividades completas, tem feedback da comunidade, e tem ferramentas de memorização (essas eu não testei, mas vi na plataforma que estão disponíveis…)

3. Aplicativos de Memorização

Na minha mais humilde opinião, esses são os simplesmente os melhores!

A gente não bagunça as trilhas de aprendizado, e garante que a gente tá memorizando tudo que aprendemos sem deixar passar nada!

Esses aplicativos se baseiam no que a gente chama de repetição espaçada.

Basicamente, você vai passando pelos “flashcards” pra checar se você tá lembrando das palavras, regras, etc. Se você acertar, o algoritmo entende que você está absorvendo aquele conteúdo e por isso ele voltará a ser mostrado daqui X tempo…

Esse “X” é um cálculo complexo que envolve a frequência que você vê aquele flashcard, quando o aprendeu pela primeira vez, quantos erros e acertos teve ao longo do tempo, entre outras variáveis.

Nessa categoria estão a famosa corujinha com hepatite, Anki, Quizlet, Memrise, etc…

Vamos falar das diferenças entre esses apps e como escolher o melhor para o seu momento de aprendizagem atual no nosso vídeo da semana no YouTube 👇🏻

I’ll see you there!

P.s.: Se tiver alguma dúvida ou quiser falar comigo diretamente, me chama no insta ;)

 @leandro.speaking ⬅️⬅️⬅️